30.1.06

Matemática “on tour”


Camião TIR vai levar a ciência a 30 escolas do país
A partir de hoje e durante quatro meses a Matemática vai andar em digressão por Portugal. O road show Caixamat – uma parceria entre a Universidade de Aveiro (UA) e a Caixa Geral de Depósitos – vai passar por 29 escolas nacionais, prevendo-se a visita de cerca de 50 mil pessoas ao camião da Matemática.

O Caixamat é um camião TIR que tem como principal objectivo demonstrar aos jovens que aprender Matemática pode ser divertido, tendo como lema "Os catetos e a hipotenusa não mordem". No interior do camião estarão instalados 10 computadores e outros equipamentos com software produzido pelo Projecto Matemática Ensino (PmatE) da Universidade de Aveiro.

Em declarações ao jornal Público, o coordenador do PmatE, Batel Anjo, afirmou que o programa propõe que os alunos “façam os exercícios de Matemática de uma forma diferente, para que percebam que a Matemática tem que ser pensada e não memorizada"

Os programas pedagógicos que se encontram instalados no camião Caixamat destinam-se a alunos desde o 2.º ciclo ao secundário e, além da Matemática, abrangem ainda sobre a Física, a Biologia e a Robótica.

A UA está desenvolve há cerca de 15 anos projectos destinados a estimular o gosto dos mais jovens pela disciplina de Matemática. "A experiência dos outros projectos que temos vindo a desenvolver indica que já se conseguiram alguns resultados. Há agora uma maior atenção para a Matemática", afirmou Batel Anjo ao jornal Público.

Segundo os autores da indicativa o objectivo do projecto “é estimular a aprendizagem e a criação de gosto pela Matemática, nomeadamente a Matemática Escolar, divulgando, ao mesmo tempo, a ciência e combatendo a info-exclusão”. “Na frase «Matemática é para todos», que serve de lema a este projecto, pretende-se que os alunos não se auto-excluam do processo de aprendizagem desta disciplina”, lê-se no sítio da UA.

O Caixamat teve hoje a sua primeira paragem, em Lisboa, na Escola Secundária D. Filipe Lencastre. Até Maio outras 28 escolas receberão o camião. Paralelamente irão ser realizadas competições do PmatE, destinadas aos 1º 2º e 3º ciclos do ensino básico, bem como ao ensino secundário.
Outras fontes: JN