29.12.05

Portugal regista quebra acentuada de alunos no Ensino Superior

O Ensino Superior em Portugal continua a perder alunos, sendo o sector privado o mais penalizado. Os dados constam do último boletim do Instituto Nacional de Estatística (INE), com a análise sócio-económica do território português à escala local e regional.
No total, a quebra do número de inscritos no ensino superior português é de 3,7 por cento em 2004. Em 2003, o valor nacional tinha sido de 1,4 por cento.
Fonte: INE
Por outras palavras, no ano lectivo 2004/2005 além de se ter mantido a curva descendente, acentuou-se em Portugal a quebra no número de alunos. O Algarve é a região que mais alunos perdeu e a Madeira a única onde houve um acréscimo de inscrições no ensino superior em 2004.
Sector privado o mais afectado
Segundo os dados do INE, a diminuição da procura afectou mais o sector privado, que a nível nacional registou uma redução de 7,6 por cento, contra um decréscimo de 2,2 por cento no ensino superior público.
Esta quebra no ensino privado, afirma o INE, “foi extensível a todas as regiões do Continente e Região Autónoma dos Açores”, sendo as excepções a Região Autónoma da Madeira, com mais seis por cento de inscritos, e também o Algarve, com mais sete por cento de alunos (ver quadro).