29.12.05

UE: Portugal é oitavo em despesa pública com Educação

Portugal é um dos países que mais investe, em percentagem do PIB, na Educação. Numa tabela da despesa pública em Educação, com os 25 países membros da União Europeia (UE), Portugal fica colocado no 8.º lugar, com 5,8 por cento do PIB. O mesmo valor do PIB é investido em Educação pela França ou pela Letónia, países que surgem logo a seguir a Portugal.
A Dinamarca, que destina 8,5 por cento do PIB para as despesas públicas com Educação, lidera a tabela, logo liderada pela Suécia (7,7) e pelo Chipre (6,8). No lado oposto, quedam-se a Grécia, no último lugar, com quatro por cento do PIB gasto em Educação, que é o mesmo valor do Luxemburgo (que tem no entanto o maior PIB per capita da UE a 25).
Na Península Ibérica, verifica-se que o maior esforço financeiro em Educação é feito em Portugal, uma vez que em Espanha a despesa pública nesta área representa somente 4,4 por cento do PIB.
Estes dados constam do estudo “A Península Ibérica em Números”, no qual colaboraram os institutos nacionais de estatística de Portugal e de Espanha, e que inclui dados mais alargados sobre a situação dos dois países no âmbito da União Europeia alargada (ver quadro).

Portugal: maior abandono escolar e presença feminina
Segundo o mesmo estudo, divulgado há dois dias pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), apesar das melhorias registadas, o abandono escolar em 2004, na população portuguesa entre 18 e 24 anos, situou-se próximo dos 40 por cento. A este nível, a Espanha está ligeiramente melhor, registando um valor ligeiramente superior a 30%. A média comunitária de abandono escolar é de 18% entre os homens e de 13% nas mulheres, de acordo com dados do estudo citados no portal "Fábrica de Conteúdos"
Em 2003, a taxa de população feminina no ensino superior em Portugal foi, segundo o INE, de 67,2 por cento. No âmbito da UE, só a Estónia e a Letónia apresentaram taxas mais elevadas. Em Espanha, esse valor foi de 57,2 por cento.
Portugal prefere cursos de Educação
No que diz respeito aos cursos preferenciais do ensino superior, o estudo adianta que as Ciências da Educação (22%), Gestão e Administração (18%) e Saúde e Serviços Sociais (15%) foram as principais áreas de licenciatura em Portugal em 2003. Em Espanha, no mesmo ano, as preferências foram para áreas de Gestão e Administração (18%), Engenharia, Industria e Construção (17%).