27.12.05

Apenas um quarto dos patrões portugueses é licenciado

No ano passado, apenas um em cada quatro patrões portugueses era licenciado ou tinha completado o ensino secundário, o que representa metade da percentagem registada em Espanha.
Os números constam do documento "A Península Ibérica em números", publicado pelos institutos nacionais de estatística de Portugal e de Espanha e divulgado hoje no site do Público, que reproduz uma notícia da Lusa.
No documento adianta-se ainda que, no ano passado, Espanha tinha também o dobro de empregados licenciados ou com o ensino secundário completo em relação a Portugal, que se fica pelos 27 por cento. Na União Europeia, e de acordo com a mesma análise, a média é de 71 por cento no caso dos patrões e de 72 por cento no caso dos empregados.
Portugal melhorou escolarização
Pelo contrário, uma análise alargada à sociedade portuguesa da escolaridade, permite concluir que, apesar das distâncias que ainda separam Portugal dos seus parceiros europeus, a escolarização tem conhecido uma evolução positiva, conforme se constata no projecto de relatório conjunto do Conselho Europeu e da Comissão Europeia sobre a concretização do programa Educação e Formação para 2010. Este documento, divulgado este mês e a apresentar na sua versão definitiva em 2006, garante que o país tem registado progressos "sustentados" e "consideráveis" nos últimos anos em algumas das áreas assumidas como prioritárias na União Europeia (UE), referia também o Público na sua edição de ontem (ligação para subscritores).
Aumento de diplomados atinge metas com sete anos de antecedência
Um exemplo dos resultados positivos obtidos por Portugal é em relação ao aumento em 15 por cento do número de diplomados em Matemática, Ciência e Tecnologias. Segundo o citado relatório, este objectivo foi atingido sete anos antes.
Fontes: Público, aqui e aqui