30.12.05

Escócia: escolas oferecem fruta aos alunos

A distribuição gratuita de fruta fresca nas escolas primárias da Escócia está a levar mais alunos a comer também vegetais ao almoço. A conclusão é de um estudo que acaba de ser apresentado no parlamento pelo ministro da Educação escocês, Peter Peacock, sobre os resultados do programa “Hungry for success” (“Fome de sucesso”), lançado em 2003 com o intuito de melhorar a qualidade da dieta alimentar das camadas mais novas da população escolar.
A medida do executivo escocês envolve um quarto das escolas primárias daquele país, tendo como população alvo os alunos de 5 e 6 anos de idade, ou seja, os dos primeiros dois anos de escolaridade. A estes, três vezes por semana, os serviços escolares distribuem gratuitamente uma peça de fruta e, agora, segundo a avaliação do governo, 60 por cento dos docentes e funcionários consideram que os alunos também estão a consumir mais vegetais ao almoço. Além disso, a esmagadora maioria (90 por cento) da população escolar considera que os alunos estão a melhorar os seus hábitos alimentares, na sequência das medidas implementadas pelo governo.
Interpretando estes resultados, o ministro da Educação, Peter Peacock, declarou que “os jovens estão a consumir refeições escolares mais saudáveis, fruta fresca e água, como parte da sua rotina diária”. “Ao introduzirmos estes hábitos saudáveis desde cedo, estamos a encorajá-los a seguirem um estilo de vida activo, saudável, que os vai beneficiar para o resto da vida”, acrescentou aquele responsável, citado pela BBC.
Para o ministro da Saúde, Andy Kerr, os resultados provam que o plano do governo funciona. “Embarcámos numa missão que é melhorar a saúde da nossa nação e a dieta das nossas crianças é uma questão central para isso. [O plano] funciona, mas é necessário prosseguir com o esforço e assegurar que toda a gente, em especial os pais, assumam a sua responsabilidade”, afirma aquele responsável, citado pelo diário britânico Guardian.
Fontes: BBC; Guardian