28.12.05

Como ler Ficheiros Discretos?

Porquê este blogue?
É um projecto académico (obrigatório), criado no âmbito da disciplina de Jornalismo, do 3.º ano da licenciatura em Comunicação Social da Universidade do Minho.
Para quê?
Para os autores, funciona como um laboratório de escrita jornalística e um espaço onde se promova uma leitura crítica do Jornalismo, enquanto actividade profissional e campo social. Para os leitores, pretende ser um espaço informativo dedicado à Educação.
Como ler?
O blogue recebe contribuições de diferentes autores, sendo os textos organizados em três secções.
Como se distinguem as secções?
Fácil: pelos formato e conteúdo dos títulos.
Como distingo a notícia?
Quando o texto publicado é uma peça jornalística (notícia, reportagem,...), o post é encimado pelo título (a preto) relativo à notícia.
Para que servem os textos intitulados upgrade?
Tratam de actualizar algo noticiado há poucas horas atrás (não é um 'follow-up' da notícia original, porque esse é feito em texto noticioso).
O que indica o título ctrl+alt+del?
No mundo dos computadores pessoais, ctrl+alt+del corresponde a uma função de emergência. Aqui também. Num PC, serve para fazer 'reboot' depois de uma anomalia, isto é, para reiniciar o sistema e promover a análise das suas funções. Aqui, é a mesma coisa. Sob este título - ctrl+alt+del (a letras laranja) -, serão aqui publicados textos de análise crítica ao jornalismo. Serão opiniões, que se querem minimamente sustentadas e que se debrucem sobre o campo jornalístico. E nem sempre serão as nossas.